O poder das redes Sociais para as empresas
como surgiram as Redes sociais?
Após o surgimento da internet, na década de 90, os emails apareceram como a 1ª forma de relacionamento entre as pessoas. A troca de mensagens por email era a única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os utilizadores. Também conhecida como correio eletrónico essa forma de interação entre os utilizadores é mantida até os dias de hoje.
Com o passar dos anos e com o aumento considerável do número de internautas, foi necessária a criação de uma ferramenta de comunicação mais abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos. Deste modo, foram criadas as redes sociais, para aproximar as pessoas na internet. Por meio destas plataformas, é possível conhecer e manter o contato com pessoas do mundo inteiro. Algumas das primeiras redes sociais a surgir foram: Friendster e Hi5, LinkedIn, Orkut; Facebook, MySpace, Youtube e Twitter.

Quais as redes sociais predominantes em Portugal?
Existem diversas redes sociais: Facebook, Instagram, Whatsapp (o qual hoje em dia já tem a vertente business direcionada para as empresas), Facebook Messenger, TikTok, Twitter, LinkedIn (a qual é uma rede social mais direcionada para uma vertente mais profissional), TikTok, Snapchat e Pinterest.
Umas redes mais usadas do que outras, mas que de uma forma geral conseguiram criar uma dependência por parte dos seus utilizadores. Esta dependência reflete-se no facto de não haver um único dia em que não sejam visitadas pelo menos uma vez por dia, fazendo com que façam já parte do nosso dia-a-dia, tornando-se assim indispensáveis. As redes sociais são assim usadas por jovens, adultos e até mesmo por seniores, o que reflete a influência muito forte que as mesmas têm na nossa sociedade atualmente.
Os hábitos de consulta e uso das redes sociais já fazem parte da rotina diária dos portugueses: 95% dos utilizadores visitam pelo menos uma vez por dia uma rede social; e entre estes, 83% assume fazê-lo várias vezes por dia. Embora o Facebook continue a ser a rede social dominante em Portugal, a sua notoriedade apresenta uma ligeira tendência de quebra desde 2017. E em contrapartida, com essa quebra por parte do Facebook, o Instagram apresenta, no mesmo período, um crescimento relevante, duplicando o volume de primeiras referências.

Qual é a importância das redes sociais para o crescimento das empresas?
Atualmente vivemos perante uma aldeia global, onde os negócios proliferam pelo mundo e onde em cada canto do planeta se fazem negócios, criam-se outros ou extinguem-se muitos. Deste modo, temos a clara noção que, ao contrário do passado, a comunicação assume uma importância crucial no crescimento das próprias empresas.
A forma como se comunicava com o público-alvo não tem comparação com o mundo atual. Hoje, assiste-se a uma forte exposição no mercado tecnológico de negócios e das marcas nas redes sociais, como forma de aumentar as vendas dos produtos ou serviços.
As empresas já não utilizam os mesmos canais de comunicação que utilizavam antigamente, ou seja, as empresas foram-se adaptando ao mundo atual e às novas tecnologias, de forma a estarem mais próximas do seu público-alvo. Desta maneira, as redes sociais assumiram uma importância no crescimento sustentado do negócio e uma presença mais marcante da marca, dando-lhe uma maior visibilidade. E por conseguinte, construir uma relação mais próxima e duradoura com o público alvo.

A importância do Social Media Ads para as empresas?
As campanhas em Social Media são uma forma das empresas terem mais visibilidade junto dos seus potenciais clientes, uma vez que o alcance orgânico tem vindo a descrever nestas plataformas. Desta maneira, as empresas têm de investir em campanhas para o seu conteúdo chegar de uma forma mais rápida a mais pessoas, e com isso conseguir converter mais pessoas em clientes.
De acordo com os dados da Hootsuite juntamente com a We are Social, em Portugal em 2020, o investimento no Social Media Ads foi de 102.2 milhões de dólares, o qual representa a maior fatia do investimento total no mercado de publicidade digital.
As redes sociais têm evoluído ao longo destes últimos anos, e essa evolução tem afetado diretamente os hábitos das pessoas no seu dia a dia sem que as mesmas se apercebam disso. Esta evolução reflete-se também nas empresas, uma vez que estas recorrem às redes sociais para terem mais visibilidade junto dos seus potenciais clientes. Desta forma, o poder das redes sociais reflete-se de uma maneira geral na sociedade, influenciando assim as pessoas, e as empresas, na forma como estas operam e criam as suas estratégias de marketing.